Atividades

A Escola trabalha com crianças de 4 meses a 6 anos de idade em turmas de Berçário, Mini-Maternal, Maternal, Jardim I e Jardim  II e Pré, inclusive com opções para: meio-período (4 horas), semi-integral (6 horas), integral I (8 horas) e integral II (11,30 horas) e curso de férias em janeiro e julho.

 

Berçário: A partir do final da licença-maternidade até a fase em que começam a andar. Sabemos da dificuldade enfrentada pelos pais durante a escolha de um Berçário e das muitas aflições geradas em torno do assunto, é preciso que o local escolhido ofereça segurança e tranqüilidade. Para tanto, trabalhamos com muito amor e carinho, respeitando a individualidade de cada um e atendendo da melhor maneira possível às expectativas geradas em torno da criança. Durante esse período passam a ter atividades de estimulação visual, auditiva e de coordenação motora, sempre com muitas músicas, brincadeiras e promovendo o contato com eles.

 

Mini Maternal: A criança acabou de aprender a andar. A socialização, o respeito e o carinho pelos outros é um sentido desenvolvido pouco a pouco.  A coordenação viso motora e a fala é estimulada através de cantigas de roda e brincadeiras no parque ou na sala de aula. Eles já começam manusear massas de modelagem e livro de histórias.

 

Maternal: Ao completarem 2 anos, iniciamos o processo de tirar as fraldas. Esse processo é desenvolvido em conjunto com a família, de forma carinhosa e paciente, de ambas as partes. Aí, a criança já começar a usar o banheiro. Contamos com um ambiente rico onde elas se sentem à vontade e podemos trabalhar todas as suas potencialidades por completo. É também nessa fase que as crianças aprendem a conviver em grupo e a se relacionarem com as demais. Nessa fase, as crianças estão muito interessadas em atividades que permitam a representação plástica. No início pintam e fazem rabiscos por simples prazer.

 

Jardim I: As crianças já vivem com uma rotina escolar, desenvolvendo aspectos cognitivos e participando ativamente de todo o processo educacional. Reproduzimos um ambiente familiar, repleto de brincadeiras mas sem nos desvincularmos da disciplina e dos limites. Desenvolvemos também atividades onde a turminha possa gastar mais energia e colocar todo seu potencial em prática. Elas já começam a ter contato com as letras e os números sempre de forma lúdica. A coordenação motora é mais estimulada; usam tesoura para o recorte que antes usavam as mãos.

 

Jardim II: As crianças de 4 anos formulam explicações sobre o mundo que as cerca, constroem conhecimentos sobre a escrita, os números, a vida das pessoas, os animais e as plantas. Hábitos, atitudes e valores, cultivados durante a infância, os acompanham por toda a vida. Nessa fase aprendem a escrever palavras, usando todas as letras do alfabeto e grafar números.

 

Pré I e II : As crianças são preparadas para ordenar todas as novas descobertas, dando início à pré-alfabetização. A Escola procura suprir todas as suas necessidades e exigências, auxiliando-as na construção gradativa do conhecimento. As atividades desenvolvidas para esta etapa têm como objetivo uma aprendizagem criativa participativa e integrada. O processo de alfabetização visa à construção do conhecimento, onde a individualidade da criança é respeitada, levando-a a construir novos caminhos, sendo, o processo de alfabetização a última etapa do processo de Educação Infantil. A “Brincando e Aprendendo” prepara todas as crianças para um convívio harmônico e uma completa socialização.